Araxá/MG - Ibiá/MG
15h07 10 Fevereiro 2022

Força-tarefa combate sonegação fiscal de gado em Araxá/MG e Ibiá/MG 

Por Priscila Pedroso - TV KZ
Divulgação
Força-tarefa que participou da operação

Uma operação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) realizou nesta quinta-feira (10), a operação “Deus Pã” que teve como objetivo combater a sonegação de impostos no setor de cria, recria, engorda e comercialização de gado bovino. A ação foi desencadeada nos municípios de Araxá/MG e Ibiá/MG. 

A força-tarefa do Cira é formada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), pela Receita Estadual e pela Polícia Militar (PM). 

Os alvos da operação foram pecuaristas, comerciantes de gado e empresas leiloeiras dos dois municípios. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão, com apoio do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Uberaba/MG. 

As investigações apontam que, nos últimos cinco anos, os alvos da operação teriam fraudado o nascimento de 12.763 cabeças de gado, que foram comercializadas em seguida. Somente um dos alvos movimentou mais de R$ 65 milhões em gado bovino nesse período. 

Segundo o MPMG, as investigações do CIRA apontam que a fraude, em tese, consiste na aquisição de gado bovino sem nota fiscal e simulação de nascimentos de crias (bezerros e bezerras) para acobertar as vendas dos animais adquiridos sem o documento fiscal e lavar o dinheiro da operação. Com isso, o gado adquirido sem origem passa a ser documentado na hora da venda. Além disso, o dinheiro que circulou clandestinamente na compra do animal sem origem passa a ter aparência de legalidade em razão das vendas com as notas fiscais. 

Para multiplicarem os rebanhos, os investigados, que normalmente são arrendatários ou proprietários de pequenas glebas de terra, suspostamente usavam de vários artifícios. As apurações identificaram nascimento de bezerros onde não havia vacas; vacas que pariram 2,5 bezerros de cada vez; vacas que pariram em uma fazenda e, um mês depois, pariram novamente, em outra propriedade; entre outras situações. 

Participaram da operação cinco promotores de Justiça, 30 auditores fiscais da Receita Estadual e 44 policiais militares. 

Deus Pã

O nome da operação tem origem na mitologia grega, onde o Deus Pã era o encarregado de cuidar dos rebanhos e também responsável por sua multiplicação. 

CIRA

Criado em maio de 2007, o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) é uma iniciativa pioneira, que inspirou a criação de estratégias semelhantes em outros estados da Federação. Através da articulação do Cira, o MPMG, Receita Estadual, Advocacia-Geral do Estado e as Polícias Civil e Militar, ao longo de quase 15 anos, realizaram investigações de fraudes heterodoxas estruturadas, com a recuperação, direta e indireta, de aproximadamente 15 bilhões de reais para a sociedade mineira. Além disso, a atuação do Cira busca defender a livre concorrência, investigando crimes que causam graves distorções de mercado. 

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM

Araxá/MG
PC de Araxá/MG recupera pá carregadeira furtada avaliada em R$ 200 mil durante operação "Subestimação" em Perdizes/MG

No decorrer da ação, um suspeito foi preso pelos crimes de receptação e posse ilegal de arma de fogo.

10h45 01 Abril 2025
Araxá/MG
Bombeiros salvam homem em parada cardiorrespiratória durante culto em igreja de Araxá/MG

Paciente foi reanimado com uso de desfibrilador e levado com vida para a UPA da cidade.

20h15 31 Março 2025
Santa Rosa da Serra/MG
Dois homens são presos pela PM por suspeita de tráfico de drogas em Santa Rosa da Serra/MG

Durante a abordagem, um dos homens tentou se desfazer da droga, disse a polícia.

10h53 31 Março 2025